terça-feira, agosto 30, 2011

O mundo material de George Harrison




Quando os Beatles lançaram a série Anthology (1995-1996), era notório o desconforto demonstrado por George Harrison. Principalmente em cenas recentes registradas ao lado de Paul McCartney e Ringo Starr. Algo como: “não vejo a hora disso tudo terminar”.

Julgar pelas aparências é quase sempre um erro. Passada toda a avalanche de filmes e gravações raras da banda, George confidenciou à mulher, Olivia Arias, que queria muito produzir um documentário semelhante sobre sua carreira individual. Prova de sua satisfação com o projeto antológico. O sonho não se concretizou, por motivos evidentes. Agora, 10 anos após sua morte, Martin Scorsese realiza parcialmente este desejo com a série, em duas partes, com: George Harrison: Living In The Material World. O documentário debutará no canal por assinatura HBO, em 5 e 6 de outubro, nos Estados Unidos.



E o que veremos neste doc? Primeiro, o estilo deve seguir o ótimo exemplo dado por Scorsese em No Direction Home – filme sobre os primeiros anos da carreira de Bob Dylan, de 2004. O roteiro seguirá, basicamente, as inspirações de George em sua busca espiritual. Mas isso não significa que teremos um roteiro “Hare Krishna”. A película também vai ressaltar os seus defeitos, problemas e crises conjugais. Pontuando o filme, entrevistas inéditas de seus amigos, com destaque para McCartney “explicando que George significou muito mais para os Beatles do que as pessoas pensam” e Starr “que chora quando relembra seus últimos dias de vida”, em sua batalha contra o câncer. Muito mais estará neste rockmentário, evidente.

Não se sabe a data de estreia de George Harrison: Living In The Material World no Brasil. O que se sabe, é que a produção irá virar uma edição de luxo, em DVD, que virá acompanhado de um CD com várias faixas inéditas (ainda não divulgadas!). Um livro sobre o documentário também deve chegar às lojas pouco antes deste Box set.  


Espíritos do bem que me perdoem... Infelizmente, precisaremos de algo bem material para levar isso tudo pra casa.


***