sábado, dezembro 25, 2010

Outono quente para os Gorillaz






Enquanto o bom velhinho entregava os presentes nos cinco continentes, os webmasters dos Gorillaz também deixavam na rede Natalina o seu presente virtual: The Fall (O Outono), a coleção novinha em folha contendo quinze canções dos Gorillaz. Gravado em exatos 32 dias no percurso da turnê norte-americana da banda, entre Montreal e Seattle (faixas 1 a 15), The Fall foi concebido quase totalmente – como já comentado aqui – no produto queridinho da Apple: o iPad. Na pós-produção, as faixas gravadas receberam alguns overdubs no Studio 13 e masterização em Abbey Road.




Durante esta jornada, os macaquinhos animados chefiados por Damon Albarn deram a impressão de que pretendiam atrair um pouco mais os fãs do Blur com um mix de instrumentos convencionais (como guitarra, violão, ukulele havaiano e piano) com o beat multicolorido dos clubs Londrinos (gerado pelo moog, vocoder, omnichord e muitos mais). 


O “disco gratuito” (nota: só pode baixar o álbum quem participa do fã-clube oficial - que é pago. Os demais ouvem em streaming com excelente resolução) também indica uma continuidade entre as faixas. Links muito bem costurados fazem com que The Fall parece uma unidade. Sem gaps entre as músicas. Tudo isso para tentar reproduzir que as canções foram tecidas enquanto a banda viajava de cidade em cidade. 


"Capa" virtual da faixa Little Pink Plastic Bag


Por exemplo, em “The Parish of Space Dust”, você ouve a base musical (aparentemente) com o sampler de uma estação de rádio local. Já em “California and the Slipping Of The Sun”, a faixa contém um trecho de uma chamada feita em uma estação de trem de Los Angeles. Os nomes escolhidos, quase todos eles, indicam onde as músicas nasceram: como Detroit, Amarillo, Joplin, Dallas e Phonix. E em cada uma delas, dá para notar um estilo diferente. Como se fosse ma espécie de “batida geográfica” ou um GPS musical.

Balanço de The Fall: Letras breves e faixas de curta duração, muita atmosfera com experimentos sônicos variados e samplers. Se o mix com o hip-hop parece mesmo ter nos deixado por enquanto, então vale a pena  dizer: longa vida ao Techno-electro-pop-retro-rock dos Gorillaz.

As 15 faixas:

Phoner To Arizona
Revolving Doors
HillBilly Man
Detroit
Shy-town
Little Pink Plastic Bag
The Joplin Spider
The Parish of Space Dust
The Snake In Dallas
Amarillo
The Speak It Mountains
Aspen Forest
Bobby In Phoenix
California And The Slipping Of The Sun
Seattle Yodel

Bem, chega de papo... ouça à vontade e Feliz Natal...clique:

1 comentários:

Parabéns pai! Seu Blog está muito legal, e com certeza vai ser muito famoso!

Beijos :)