terça-feira, novembro 02, 2010

MTV Brasil: a hora da saudade



A emissora completa 20 anos e a gente abre o baú para ver como era bacana



Até que a “quilometragem” (ou milhagem, dependendo de onde você lê) não é um coisa ruim na vida da gente.

Esta é minha introdução para falar sobre 20 de outubro de 1990 – data de estreia da MTV no Brasil.

Naquela época, eu trabalhava em algo relacionado com a MTV. Quer dizer... mais ou menos... Era o meu primeiro emprego. E a minha estreia aconteceu na Musical Santana – uma loja especializada em instrumentos musicais, que ficava no lado direito da rua Duarte de Azevedo, em Santana, São Paulo.

Foi lá que aprendi bastante sobre violão, guitarra, contrabaixo, bateria, percussão e outros.  Lembro também que economizava os meus cruzeiros para comprar LPs (os CDs ainda eram caros!) e K7 (as fitas!). Recordo que, certa vez, nesse mesmo outubro, tive que ir ao centro da cidade fazer um serviço burocrático para a Musical, quando comprei o Álbum Branco, dos Beatles, em fitas cassete numa loja na Avenida Ipiranga, próximo ao metrô República. Elas estão comigo até hoje.

****

Mas, de volta à MTV, a nostalgia de relembrar como o canal se dedicava bastante ao pop é quase inacreditável. Não tem nada a ver com o que rola hoje no canal.

Por exemplo, tínhamos um programa que contava com a participação dos artistas. Guilherme Arantes, Humberto Gessinger, Bi Ribeiro, Paulo Ricardo... e muitos outros chegaram a escolher seus clipes favoritos.  (Acho que era uma versão especial do Clássicos MTV, mas não garanto).


Foi na MTV que alguns nomes que brilham até hoje apareceram para a massa, como o “Reverendo” Fabio Massari (que já tinha fama na 89Fm), Gastão Moreira, Luiz Thunderbird e Zeca Camargo. Os últimos três, eu cheguei a entrevistar em algumas oportunidades, inclusive.

O Massari foi, por um bom tempo, na MTV – como se diz usando o vernáculo futebolístico – algo como um “olheiro” de bandas novas. Em seu Lado B, apresentava clipes de grupos que chegariam ao mainstream, como Nirvana e Sonic Youth.

Já o Zeca – que se deu bem como apresentador do Fantástico – era meio que um faz-tudo. Apresentou o MTV No Ar e o Drops MTV, além de fazer matérias especiais com as bandas.

O Gastão Moreira – que tinha como bordão falar do AC/DC “banda do coração” – apresentava diversos programas. Os destaques ficaram para o Gas Total e o Fúria Metal, em que Metallica, Black Sabbath, Motorhead, Iron Maiden e outras potências headbangers recebiam tratamento cinco estrelas.

Nos anos de ouro da MTV Brasil – que duraram, na minha humilde análise – pelo menos sete ou oito anos – a emissora chegou até a bancar a transmissão de megashows ao vivo, como foi com o U2 em 1998. Massari revelou para mim em 2008, em seu apartamento na zona oeste paulistana, como foi entrevistar Bono em duas oportunidades pela MTV Brasil. A segunda foi depois do show no Rio em 1998, nos bastidores do evento:


FABIO MASSARI: “..Depois de um tempão esperando, chega o Bono. Parecia meio cansado, mas dava para notar que ele tinha um brilho diferente no olho. Emocionado pelo show. Começamos a conversar, e já fui dizendo algo como “Olha eu de novo, enchendo o saco dele.” (risos). Mas ele respondeu que “não, estava tudo bem.” Puxei o assunto da entrevista que fizemos na Espanha (em 1997, também pela MTV), e perguntei se agora ele tinha descoberto “o que era o Brasil” e conversamos bem rápido sobre tudo o que envolveu os shows por aqui. Foi rápido, mas bem intenso...”.

O restante da entrevista está no meu livro “Na Rota da BR-U2”, que conta tudo sobre os shows da banda aqui, de 1998 a 2006. Em busca de editora!

Abraços

****

Claudio D. Dirani é editor de jornalismo da Alpha FM 101.7, autor de Paul McCartney – Todos os Segredos da Carreira Solo e U2 – História e Canções comentadas.

5 comentários:

Concordo e acho que a MTV de antigamente era muito melhor, exibia mais clipes e tinha mais conteúdo do que a MTV de hoje. Seria legal se o canal voltasse às suas origens.

Creio que a grande mudança da MTV ao longo dos anos foi a faixa etária do público alvo. Antes era mais abrangente: tanto adolescentes, como jovens e adultos se identificavam com a programação. Hoje, essa faixa se restringe aos adolescentes na sua maioria.
Bjo.

Nossa faz muito tempo que eu não assisto MTV!
Parei (se não me falhe a memória) na época do 'Barraco MTV' - programa de debates apresentado pela Soninha, que hoje segue carreira política. Faz tempo mesmo não me interesso pelo canal. Como disse Carló, o público-alvo mudou e muitos conceitos também. O que antes era um canal mais voltado para videoclipes, deixou a música (ao meu ver) mais em segundo plano.
Uma pena.
Acho que quando começou a querer virar algo muito 'conversa', pra mim, pelo menos, perdeu o diferencial.
Outro dia ainda vi um trecho da programação na casa do meu primo de 18 anos. Irreconhecível. Melhor mudar de canal e ficar com a lembrança nostálgica das boas músicas e dos ótimos Vjs.
bj!

Dirani é o cara... sabe tudo com propriedade e ainda por cima é fã do U2!!! A MTV antigamente tocava muito rock e músicas de bandas muito boas...hoje só coisinhas comerciais impossíveis de ouvir...

Puxa, Antonieta, bondade sua. Eu gosto mesmo é de ler bastante. Só assim a música, além de fazer bem ao coração, também faz bem à cabeça :)