sexta-feira, janeiro 21, 2011

Pearl Jam prepara bolo de aniversário



Confessa ai, vai...Você sempre gostou mais de Pearl Jam do que Nirvana, e por isso está lendo este texto com curiosidade. Tudo bem. É permitido.

Começo de tudo.

 Em agosto de 1991, a banda de Seattle, com um vocalista de Chicago (Vedder) que era surfista na Califórnia (isso é América), lançou o não imediato, mas mega-hit, Ten. Eles decidiram comemorar a longevidade deste disco com um relançamento super poderoso em 2009, que incluiu faixas bônus, músicas remixadas, lados B, performances do MTV Unplugged, disco ao vivo etc, e agora querem assoprar as velinhas de 20 anos na estrada com um pacote ainda mais mega.
Na primeira leva, serão relançados, nos mesmos formatos de Ten, os discos Vs. e Vitalogy com seus respectivos recheios (ainda não divulgados). 



Na sequência, Cameron Crowe colocará nas telas um documentário que promete ir a fundo nos pontos míticos da banda. O trabalho tem tudo para ser especial. Crowe é um fã declarado, e tem na bagagem produções roqueiras em Hollywood, como Quase Famosos e a comédia de comportamento Singles, que contou com a participação de membros do Pearl Jam. Sem falar que Cameron Crowe foi o repórter mais novo da Rolling Stone, publicando matérias de capa com apenas 16 anos (tudo isso foi retratado de forma bem-humorada no próprio filme Quase Famosos).

Mas, o que poderia entrar nestes brindes comemorativos?
- Em Vs (1993): Além de remasterizar as faixas do disco (e por que não, as remixar também) “Real Thing” e “Hard To Imagine” podem aparecer como bônus. Um outtake desta era foi batizado como “Indian Beetles”, mas não se sabe ao certo se foi uma gravação completa ou improvisação. Outras versões ao vivo de shows da época são fortes candidatas.

- Em Vitalogy (1994): Só é conhecido um outtake deste álbum: “Out of My Mind”, lado B de “Not For You”. Nada de Vitalogy apareceu na compilação de raridades Lost Dogs, mas isso não significa que as sobras param por ai. Quem sabe nomes como “Angel” e “Alone”, gravadas neste mesmo período? Performances ao vivo desta era também podem ser incluídas no pacote.

0 comentários: