segunda-feira, janeiro 03, 2011

U2 e o novo álbum no ano novo



Em 1987, o U2 lançou The Joshua Tree – e o resto da história, você já sabe... O sucessor Rattle And Hum (1988) também vendeu horrores, mas deixou o grupo numa posição desconfortável. Acusados de parodiar o blues norte-americano para "vender mais", nossos amigos irlandeses decidiram se reinventar. Mais uma vez. O resultado foi o inigualável Achtung Baby (1991). Este bebê se reproduziu como uma célula-tronco no experimental Zooropa (1993). E quando todos pensavam que as aventuras sônicas haviam acabado, ledo engano: U2 virou POP (1997). Literalmente. E ainda por cima vendeu muito. E ainda mais por cima, a banda acabou descontente com o material final: “Inacabado”, aclamaram em uníssono Bono, The Edge, Adam e Larry.

***

Estamos no século 21. Depois de fechar o milênio com All That You Can’t Leave Behind (2000), o U2 procurou seguir os passos do single Beautiful Day e ampliar o espectro da guitarra indefectível de The Edge com How To Dismantle An Atomic Bomb (2004). Vertigo fez o disco vender pra caramba, mas o U2 foi acusado de novo de navegar em mares calmos. Foi ai que após uma longa turnê o grupo fechou um contrato de produção e co-autoria com os produtores Brian Eno e Daniel Lanois para “buscar um novo som”. O mesmo reclamado por aqueles que não curtiram “Bomb” 100%.  O nascimento de No Line On The Horizon (2009) foi demorado. Mesmo tendo vendido bem, vendeu menos que o antecessor. O pior de tudo é que os ótimos singles Get On Your Boots, I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight e Magnificent não arrancaram suspiros do público.
“No Line foi um grande álbum, mas sentimos falta de uma música no rádio”, reclamou Bono no ano passado.

E é ai mesmo que começa nossa história. Desde março de 2009, o U2 já planeja colocar no mercado um sucessor para No Line On The Horizon. Mas ai é que também começam as dúvidas. Por onde começar? Aqui damos as principais pistas:



(1)        Sessões com Rick Rubin: antes de começarem No Line On The Horizon, a banda gravou diversas faixas com Rick Rubin (Red Hot Chili Peppers, Metallica). Apenas duas delas saíram: Window In The Skies e The Saints Are Coming. Apesar do descontentamento geral de quem gosta do produtor, The Edge ainda fala “que querem retomar o material produzido com ele”. 

Chances para o novo CD: 30%.



(2)    Transformar as músicas de Spider-Man- Turn-Off The Dark em um álbum do U2: As faixas para a trilha do musical de Julie Taymor tem sido trabalhadas há pelo menos seis anos. Uma delas vazou (de forma rústica): Boy Falls From The Sky. Bono ficou de convencer o resto da banda de transformar isso em um disco do U2. Mas as chances disso acontecer tem sido cada vez mais reduzidas. Um dos motivos é que o espetáculo musical mais caro da história da Broadway tem enfrentado um karma negativo e vários adiamentos.
  • Outros títulos já confirmados da parceria Bono/Edge: 
"Splash Page"
"Behold and Wonder"
"Bullying by Numbers"
"No More"
"D.I.Y. World"
"Bouncing Off the Walls"
"Rise Above"
"Pull the Trigger"
"Picture This"
"I'll Take Manhattan"
"Spider-Man Rising"
"Turn Off the Dark"
"Walk Away"
"Think Again"
"Sinistereo"
"Deeply Furious"
"If the World Should End"
"The Boy Falls From the Sky"
"Love Me or Kill Me”

Chances para o novo CD: 20%

(3)    Songs of Ascent:

Logo após lançar No Line On The Horizon,  Bono apareceu com o título do disco que “tinha tudo para suceder” o CD recentemente produzido. Songs Of Ascent seria mais meditativo, religioso, e traria “Every Breaking Wave” como single. A música chegou a ser tocada ao vivo durante a U2 360º tour e merece mesmo uma versão comercial. Mas será que chega assim tão cedo? Difícil. Outras canções que poderiam estar neste disco são “Mercy” (apareceu no EP ao vivo Wide Awake in Europe), e “North Star” (bele música). Com os recentes comentários de Bono (ver mais adiante), não acredito em lançamento imediato.
 Portanto...

Chances para o novo CD: 40%.



(4)   O mistério do álbum no estilo dance/club:

Um dos parceiros do U2 em No Line On The Horizon, Will.i.am (Black Eyed Peas) confirmou que tem mexido em algumas canções para o próximo CD da banda. Oh-oh... Isso é o que também tem afirmado Danger Mouse (apelido de Brian Burton – produtor do Gorillaz), que já teria finalizado o álbum. A equação é simples: ou temos 5 e não 4 projetos na rampa, ou os dois produtores ficaram com a mão na massa para o projeto.

Declarações da máfia irlandesa: “O próximo disco está quase pronto, e está recheado de hits”, garantiu Paul McGuinness, empresário. “Eu não acho que ele se pareça com nada que o U2 tenha feito até hoje”, declarou Adam Clayton. “O álbum com o Danger Mouse deve ser o primeiro a ser lançado, porque é o que parece estar fluindo com mais facilidade”, carimbou Bono.

Chances para o novo CD: 90%

Data prevista: Abril/Maio de 2011.

***

3 comentários:

Acho que se há uma necessidade de aparecer nas hit parades, primeiro sai o do Danger Mouse, depois o Songs Of Ascent. Por outro lado, lançar o Songs... primeiro fecharia o parêntese aberto pelo No Line... Também acho pouco provável que a trilha do Homem-Aranha vire disco do U2, até porque melodia e letra devem estar muito contextualizados na peça.

Ai ai ai... quantas especulações, possibilidades, quanta ansiedade! Excelente o seu levantamento. Vamos aguardar e ver oq vem por aí. Mas, digam oq quiserem, eu gostei mto do NLOTH. De certa forma me faz relembrar antigos hits da banda que eu curto mto.

Interessante ver as diferenças nas opiniões. Eu gostei de No Line, mas acho que How To Dismantle An Atomic Bomb é um disco que será relembrado mais por causa da força das músicas.
Vertigo - um rocker perfeito
Sometimes... O adeus para o pai de Bono
City Of Blinding Lights - uma excelente música em todos os apectos e que ficou marcada como a abertura da turnê.