quarta-feira, março 02, 2011

Pimenta no ouvido dos outros é refresco


Parece que foi ontem... Ah, vá... Talvez anteontem, mas de qualquer jeito, a matemática não perdoa. Faz mais de quatro anos que o Red Hot Chili Peppers nos deu de presente o incrível Stadium Arcadium. Vencedor do Grammy. E mesmo que não tivesse vencido, ele ganharia uns 3 milhões de "i like it" no Facebook. 

O duplo Stadium Arcadium foi aclamado por crítica e público. Talvez não estrondosamente como o clássico Blood Sugar Sex Magik (1991), mas devolveu aos fãs e aos próprios Peppers vigor e confiança. Primeiro motivo: abstinência de drogas. Segundo: o conteúdo musical, eclético, pesado e totalmente distinto, no comparativo com o som dos anos 2006.


Josh trabalha nas novas faixas dos Peppers

Em 18 de setembro de 2010, o sucessor de Stadium começou a nascer. Anthony Kiedis (agora pai do garoto Everly Bear) abriu o jogo em entrevista, de que a banda havia passado os últimos 11 meses compondo as canções, e que elas não podiam ser categorizadas em estilo – nem funk, nem rock, nem jazz etc. Kiedis também ressaltou que a chegada de um novo guitarrista era definitiva: saindo o incrível John Frusciante, entrando Josh Klinghoffer (um ex-roadie do grupo).

Kiedis: pai de bigode

Outras novidades que devem influenciar o próximo álbum (previsto para chegar entre junho e agosto) incluem: o piano de Flea (o baixista usou a “folga” para estudar o instrumento na Universidade do Sul da Califórnia) e os ritmos africanos – outra cortesia de Flea, que passou as férias na Nigéria com Klinghoffer e se apaixonou pelos sons do Continente Negro. O que será que vai sair desse mix?

Flea aprendeu piano e teoria musical na USC!

O que se sabe, além dos detalhes especulados acima, é que as novas pimentas vermelhas serão bem ardidas, mas não irão lotar o vidro, como em Stadium Arcadium. Não será um álbum duplo - garantiu o batera Chad Smith. Mesmo com esta "garantia", mais de 20 músicas já estavam prontas no final do ano passado (gravadas no Cello Studios, em Los Angeles). O material está ai (vale lembrar que Stadium Arcadium contou com 28 músicas, mais 9 lados B), e vem novamente com a assinatura de Rick Rubin. O guru que fez dos Peppers deixar de ser apenas mais uma banda alternativa nativa da Califórnia...

****




0 comentários: