sábado, julho 23, 2011

Estrelas de verdade nunca se apagam





Hoje morreu Amy Winehouse, mas em março de 1999 quem nos deixou foi The Queen Of White Soul, como era conhecida Dusty Springfield. A notícia de sua morte ganhou uns 3 minutos no Jornal Nacional, e algumas notas de rodapé nos jornais. Ao invés de se autodestruir, Mary Isobel Catherine Bernadette O'Brien, o nome inteiro de Dusty, perdeu uma batalha contra o cancer.
Em sua carreira, Dusty Springfield lançou 20 discos. Entre eles The Look Of Love, Dusty...Definitely e Dusty In Memphis, recheados de interpretações inacreditáveis, como "The Windmills Of Your Mind", "Son Of A Preacher Man", "The Look Of Love", "Breakfast In Bed" etc etc etc.


O apelido Rainha Branca do Soul não é por acaso. Seu megahit "Son Of A Preacher Man", de 1968, tambem fez sucesso com Aretha Franklin. Mas foi sua versão a que entrou para a história. A música foi revivida em 1995, na trilha sonora de Tempo de Violência, filme de Quentin Tarantino.


Em sua longa, porém, abreviada vida, Dusty criou moda. Seu estilo foi copiado por muitas divas e pseudo divas. Inclusive o do cabelo. É uma pena que ela pouco seja reverenciada com tanto gosto pela mídia atual.


***


E por falar em vida, devemos fazer hoje um brinde a outra diva de verdade: Jocelyn Eve Stone - outra supercraque do soul britânico, mais conhecida como Joss Stone. Em 24 anos de vida, ela já lançou cinco obras, sendo as duas primeiras mais destacadas The Soul Sessions e Mind, Body & Soul. Seu quinto disco, recentemente nas lojas, chamado LP1 - acredite - foi produzido em apenas seis dias.
Joss surgiu com o mesmo poderio de Amy. Mais do que isso: com apenas 16 anos em seu debut musical, Joss moveu nomes como o do astro Tom Cruise, que fez de tudo para conhecê-la pessoalmente.
No ano passado, Joss esteve no SWU, aqui no Brasil. Foi um show simples e impecável, sem pirotecnias. Cumpriu o que prometeu, e mostrou que é uma diva de verdade. Cantou para celebrar a vida. O mesmo não pode ser dito sobre Amy Winehouse, que também nos visitou no início do ano. Em seu péssimo estado psíquico, deixou quem realmente gosta de música com gosto amargo. 


***

0 comentários: