terça-feira, abril 17, 2012

Revival dos Titãs tira o rock BR da UTI



Lá fora, já virou costume. Roger Waters (The Wall), Bruce Springsteen (Born To Run, Darkness On The Edge Of Town), Jethro Tull (Thick As A Brick) e The Who (Tommy) já deleitaram seus seguidores com performances ao vivo, completas, de álbuns que levaram estes artistas ao topo da crítica. Aqui no Brasil, este tipo de apresentação é raridade, mas os Titãs mostraram muito apetite com este revival de sua obra-prima do punk rock pop BR Cabeça Dinossauro, que ousou a invadir as paradas de sucessos com pelo menos 8 faixas incomodando as emissoras de rádio nos anos 80.

No mês passado, o LP fez o Sesc Belenzinho, aqui em SP, tremer, ao ser tocado nota por nota, acorde por acorde, faixa por faixa, para um público sedento de boa música.

Sim, este disco foi coisa séria.

Tome por base "Polícia", por exemplo. OK, em 1986 o Brasil já tinha deixado para trás os piores anos da ditadura, mas isso não significava muito para quem ainda estava no comando. Principalmente, a polícia militar que não maneirava na repreensão. "Polícia para quem precisa de policia" - talvez a música mais combatida de "Cabeça", foi um hit. Inclusive, nas pistas das danceterias (k, k, k) da época.

O flashback que os Titãs fazem - juntamente com o show reverso, Futuras Instalações, onde tocam faixas que estarão no álbum novo, previsto para 2013 - é certeiro. Numa época onde o rock é marginalizado na grande mídia, eles chamaram a atenção da mesma com as apresentações comemorativas da carreira. O bolo de aniversário musical vai além. O titã Sérgio Britto quebrou o gelo, e contou: "Vamos relançar nossa discografia remasterizada, e o primeiro vai ser o Cabeça Dinossauro, que virá com as demos do álbum como bônus". O presente titânico deve chegar nos próximos 30 dias, enquanto a banda se prepara para viajar pelo país, repetindo o que fez com Cabeça Dinossauro nos shows comemorativos do Sesc.



Para fechar o pacote, a banda deve contar com Charles Gavin, Arnaldo Antunes e - talvez - o sempre ocupado Nando Reis, em um evento especial que será transformado em DVD, recheado com as performances de "AA-UU", "Polícia", "Cabeça Dinossauro" e as demais faixas do disco (confira a agenda da banda neste link: http://www.titas.net/agenda).

Com este marketing todo, até parece que viajamos quase três décadas atrás  quando o rock nacional estava saudável, e nem estava ameaçado de ir para a UTI e não mais retornar. Medo.
***

0 comentários: