segunda-feira, agosto 13, 2012

Britânicos "contra-atacam" e espalham alegria



Entre 27 de julho e ontem, 13 de agosto, o que os britânicos viram foi uma Invasão Mundial em seu território - tudo por causa da Olimpíada, que nos deu 17 medalhas e mais de 100 para os campeões, Estados Unidos. No placar geral, os anfitriões do Reino Unido ficaram em terceiro, com 65.

Ah, mas quando o assunto é música...quem foi mesmo que venceu os Jogos Olímpicos?

Se o planeta tomou conta da Ilha por 15 dias, a Invasão Brtiânica que começou nos anos de 1960 e não tem data para acabar foi o grande destaque das competições.

Os organizadores das Olimpíadas cumpriram bem a tarefa de nos relembrar sobre o poder de fogo do som britânico. A abertura, você sabe, foi trilhada por performances ao vivo de Arctic Monkeys e Sir Paul McCartney, além das músicas incluídas no iPod do desfile: com U2, New Order, David Bowie, Rolling Stones, Sex Pistols, Chemical Brothers, Led Zeppelin, Mike Oldfield, The Jam, Pink Floyd, Radiohead, The Clash, The Who, The Specials, Amy Winehouse e Blur. 



No fim da maratona esportiva, coube à direção alegrar a galera na sempre triste despedida dos super atletas. E como superar esse ressentimento? Resposta: com a inusitada performance de “Wonderwall” por Liam Gallagher e a Beady Eye, que fez as viúvas do Oasis pularem.

E a projeção holográfica de Freddie Mercury, animando o estádio como se fosse 1986? Arrepiou ao abrir espaço para Brian May na guitarra, e sua cabeleira prateada, e pelo baterista Roger Taylor com “Brighton Rock” e “We Will Rock You”, com o vocal da new hitmaker Jesse J.

Até Russell Brand - o não tão engraçado herdeiro da tradição Monty Python - se deu bem quando entrou à lá Willy Wonka, e se transformou em Dr. Robert, do filme Across The Universe puxando o coro de “I Am The Walrus”?

A nova geração do pop Britton foi representada pelo Muse, que embalou o público com uma das músicas oficiais: “Survival” (do novo álbum).




O clímax da festa (que teve até “Freedom 90” com George Michael) ficou para o “The Who” com versão básica de “My Generation”, com Zak Starkey (ex-Oasis) na batera.

Tudo isso misturado com o maravilhoso mosaico áudio-visual de “Imagine”, (com a composição do rosto de John Lennon) cantado por Emeli Sandé, mais as performances de Ray Davies, do Kinks, do clássico “Waterloo Sunset”, Annie Lennox (“Little Birds”), Kaiser Chiefs (cover the “Pinball Wizard”) e muito mais.

Todo encerramento é melancólico, mas o fator X foi o pop britânico. Deus Salve a MPB - a música popular Britânica.

0 comentários: