segunda-feira, outubro 08, 2012

Jimi Hendrix era Inglês!





Qualquer um que girasse pelas baladas londrinas em 1966-1967, com certeza se enganou a respeito de um guitarrista que parecia ser diferente de todos os da época (e por que não, de todos os tempos), e que atendia pelo nome de Jimi Hendrix.

Nascido em Seattle, Hendrix fez o seu nome na então Swingin’ London, quando a capital inglesa oferecia ao mundo o melhor da cultura pop. Fato. Jimi não amarelou frente à concorrência. Sua necessidade de ser notado fez com que fosse possível superar em criatividade até mesmo os mais poderosos. Eric Clapton, Pete Townshend e Jeff Beck chegaram a temer pelo emprego. Exagero? As cordas de sua Fender Stratocaster e a língua do guitarrista deram a resposta.

Made In England

A alta freqüência de Hendrix em picos como Scotch of St. James, Bag O’ Nails e Saville Theatre confundia a cabeça do público. Ao lado dos britânicos Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria), o descendente de africanos e   nativos americanos fazia um som mais inglês que muitos locais. Falamos aqui de um mix indefectível de soul, funk, rock, black music e psicodelia. Estilo – veja bem – que nunca parou de ser imitado. Basta ver as performances de John Frusciante no Red Hot Chili Pepper’s como um dos exemplos bem-sucedidos dessa influência.




Quando Jimi atingiu as paradas em dezembro de 1966 com o single Hey Joe/Stone Free, a mídia comprou rapidamente a ideia. Aparições constantes em programas como Top of The Pops, Ready, Steady and Go! e inúmeros shows de radio na BBC espalharam a notícia para o resto do mundo. O prêmio de Artista Pop do Ano, concedido pelo hoje extinto semanário inglês Melody Maker em 67 e 68, também ajudou.

Esta escalada pela noite e ondas radiofônicas levou Jimi Hendrix a produzir Are You Experienced? – seu primeiro LP feito em Londres – gravando no Olympic Studios, De Lane Lea e até no CBS Studios, da Bond Street. O disco foi bem nas paradas, ainda mais após o barulho feito por “Purple Haze” - talvez, sua música mais famosa.

Graças à receptividade do primeiro vinil, o segundo álbum – Axis: Bold As Love – teve de ser concebido em alta rotatividade. Em menos de um mês, o disco estava pronto. Sem o mesmo impacto do anterior, mas com pelo menos uma faixa candidata a clássico: “Little Wing” – regravada por gigantes como Eric Clapton e Sting.

Tio Sam
O retorno triunfante de Jimi Hendrix aos Estados Unidos também tem origem britânica. Poucos sabem, mas Paul McCartney foi um de seus “padrinhos”, encorajando os organizadores do Monterey Pop Festival a incluí-lo no programa, entre 16 e 18 de junho, na Califórnia. A abrasiva performance carimbou o seu repatriamento para os Estados Unidos, onde o artista comoveria o mundo com uma lendária atuação em Woodstock, dois anos mais tarde.


Jimi Hendrix deixou o planeta (ao menos, fisicamente), em 18 de setembro de 1970. Ironicamente, na velha Londres, cidade que o acolheu e lançou para o estrelato. Quem pensa em viajar para lá poderá visitar sua residência em Brook Street, nº 23, na região de Mayfair. Uma placa azul com seu nome é a prova de que a cidade foi seu principal QG em sua curta e explosiva carreira.

 Jimi foi, sem dúvida, o mais inglês dos guitarristas americanos.

***

0 comentários: