quinta-feira, janeiro 19, 2012

Pearl Jam e a exploração dos 20 anos



Já estava com saudade de escrever, e resolvi dar um pausa nas férias para   falar sobre uma banda que tem tudo para atingir um status ainda maior nos próximos anos. O título do post acusa quem é: Pearl Jam.

Como a maioria dos leitores sabe, a banda tem comemorado os 20 anos de estrada (que, de fato, já se aproximam dos 21) com muitos shows, DVD, CD e livro no formato Anthology, dos Beatles.

Apesar de ser um projeto bem menor em comparação ao grupo de Liverpool, todos os itens mencionados acima são satisfatórios.



No DVD Pearl Jam 20, por exemplo, o time caprichou na sinceridade das entrevistas, e as imagens de arquivo também são fantásticas. Além da parte musical que dispensa comentários, o filme dirigido por Cameron Crowe se paga pelos trechos que mostram o processo da banda contra a Ticketmaster (contra o monopólio da venda de ingressos), as escaladas corajosas de "Vedder-Aranha" pelos palcos no início da carreira, além da detonação completa do Grammy vencido pelo próprio Pearl Jam. Chocante. 

O CD duplo (que chegou com encarte reduzido no Brasil) brilha por incluir performances que estão incompletas no DVD, a exemplo de "Walk With Me" com Neil Young. Simplesmente fantástico ouvir o dueto de Vedder com Young nesta música do álbum Le Noise - o mais recente do canadense.

Já as páginas do livro Pearl Jam 20, sem abusar do trocadilho, são capítulos à parte. Traz para quem adora a banda (e história do rock) detalhes minuciosos sobre as origens das músicas de Ten a Backspacer. Curiosidades nunca publicadas. Ao menos, oficialmente. Conta, por exemplo, como o clássico "Better Man" foi dispensada pelo Pearl Jam em Vs., e quase acabou sendo gravada pelos Pretenders. 



Seria um erro imperdoável desta banda nascida em Seattle, que já prepara mais um disco. Se seguir a base de sua discografia, será no mínimo excelente.

***

0 comentários: