quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Neil Young x Paul McCartney







Há alguns anos, a pergunta seria: "Quais são as principais diferenças entre Neil Young - um dos pais do grunge - e Paul McCartney - o eterno Beatle, e mais bem sucedido músico do planeta"?

Pois o muro de preconceitos entre os rapazes - um deles canadense, e o outro inglês - começou a ruir desde que em 1997, Paul McCartney declarou ter dirigido mais de 200 km para assistir a um dos shows de Young no Reino Unido. Em 1999, Neil Young colaborou para unir mais os fãs de cada um, com a escolha Young para introduzir McCartney ao Rock and Roll Hall Of Fame. Depois disso os dois já tocaram ao vivo no show beneficente da Bridge School, com a bela performance de "Only Love Can Break Your Heart" (2004). Mais recentemente, em 2009, Paul apareceu em um dos shows de Young em Londres, e subiu ao palco par dividir vocais no clássico dos Beatles "A Day In The Life".



Depois disso, então, a pergunta mudou: "Quais são os principais pontos em comum entre Neil Young e Paul McCartney?".


No próximo dia 10, os dois artistas vão se encontrar novamente no palco do MusiCares Person Of The Year, em Los Angeles. Nesta oportunidade, os fãs de cada músico vão poder trocar figurinihas, já que Young e sua banda Crazy Horse vão homenagear McCartney, juntamente com outros nomes confirmados como Norah Jones, Coldplay e James Taylor.

E não é só isso. Paul McCartney lança na próxima segunda-feira Kisses On The Bottom, um álbum com duas ineditas ("My Valentine" - o novo single, e "Only Our Hearts") e faixas com lados A e B de músicas que fizeram a cabeça do cenário pop (se é que dá para usar este termo sobre esta época) de 1930-1940, como "Get Yourself Another Fool", "It's Only Paper Moon", e "I'm Gonna Sit Right Down And Write Myself a Letter".

Enquanto isso, Neil Young confirmou o lançamento do disco Americana, que trará versões para clássicos populares como "Oh Susannah", "This Land Is Your Land" e "Clementine" - todas elas, muito conhecidas também aqui, no Brasil.

O  melhor desta coincidência - e união musical - é poder ver dois dos maiores músicos da atualidade firmes e fortes. E fazendo música. Paul já prometeu um álbum de canções originais para breve. Assim como Young, que aproveitará a reunião com o Crazy Horse para produzir o álbum sucessor de LeNoise, lançado em 2010.

***

0 comentários: